Tuesday, July 12, 2011

Hong Kong Fu


Cheguei a Hong Kong no aeroporto, nao havia muita gente na imigraçao entao a coisa foi rapida
Ja peguei o onibus para o hotel e depois de uma hora cheguei no que parecia ser a avenida paulista de Hong Kong
achei o hotel pessimo, um  quarto tao pequeno e sem janela e um banheiro que nao cabia um sentado direito, e o chiveiro no mesmo ambiente,
Começa meu martirio em cama dura, coisa de oriental, mas tinha uma tv, internet e ar condicionado, e passava BBC.
Sai entao para caminhar pela cidade, para fazer o reconhecimento da area, a cidade, é uma cidade para negocios, andando pelas ruas começa gente oferecer de tudo, camisas, relogios de imitaçao, todo tipo de tranqueira e pasme:;
Cuidado com o Lobo da internet





Foot Massage
Foot Massage, para os Incautos é massagem com os pés, nessa hora uma mulher vai pisando nas suas costas ao custo de 88 Dollares de Hong Kong, o que da aproximadamente 11 dollares americanos, nao quis me arriscar, sendo honesto ou nao, vai que de repente querem massagear as partes da gente também, entaom decidi que se é pra fazer isso, faria na "mainland China" ou seja, na China, uma vez que hong kong faz parte da China, mas tem ares de independente da China, com moeda propria e ali nao é cobrado impostos. Grandes coisas, o Nintendo 3DS que eu tava buscando custa mais caro em Hong Kong do que nos EUA, e nas lojas, os preços nao estao nos produtos, o que significa que o vendedor olha pra sua cara e vc precisa negociar o preço.
Sigo andando na "Avenida Paulista" de Hong Kong (Natan Rd) , e antes que me esqueça de mencionar, Hong Kong como foi colonia inglesa tem a mao inglesa de direçao, diferentemente da China, que digamos, tem a mao brasileira (rs).
Varias lojinhas de medicamento chines, muitas mesmo, muita decoraçao para tanta nojeira em forma de remedio, achei o mais bonito de tudo, uma barbatana de tubarao com um laço envolto, como para presente. vou caminhando e começo a me dar conta do meu analfabetismo, mesmo em Hong Kong, nem todo mundo fala ingles, pedir informaçao para os funcionarios da recepçao do hotel foi uma das piores experiencias, eles nao sabem informar nada, pedi por um pub pra tomar uma cerveja inglesa, me mandaram para o 7eleven, resolvi deixar a guiness pra outro dia.

OK, Hora da fome, hora de comer, e como pedir? bom, desculpem os anti americanos, mas na primeira vez, pedi pelo numero mesmo, encontrei um mc lixo e comi um sanduba ordinario, ai depois, alimentado, decidi procurar algo mais salutar (rs)
Big Mac meal = 26 dollares de hong Kong = 4 dollares americanos.
e entao, resolvi caminhar pelas ruas adjacentes a Nathan Rd em busca de algo mais original, Dito e feito, começaram as lojinhas de comida oriental, feirinhas e apartamentos horrorosos, A nota de dollar de Hong Kong parece ticket do desfile de escola de samba do rio, o que por fim, acaba sendo bonito.
comi um macarrao tipo miojo com carne, tava bom, mas esqueci de pedir sem pimenta, paciencia, agua e coca cola pra tirar o gostao da boca, e parar de chorar, voltei pro hotel pra descansar, o Jet leg começou a pegar.
No hotel, conheci um frances, o Cyrill, que tava indo pra Jacarta, ficou meu chapa, apesar de apenas um dia, mas ja deu pra dar umas risadas, ele me contou que o Foot Massage na China era preço de banana, e que foi um sucesso pra ele, ele tambem me passou um software pra desligar a censura aos sites proibidos, conversando no hall do hotel lixioso (antonimo de luxuoso) tambem apareceram duas mexicanas bem pequenininhas, que queriam ver o Buda Gigante de Hong Kong, me convidaram para ir junto no dia seguinte, elas estavam desesperadas pela falta de informaçao de como chegar la. os funcionarios da recepcao pareciam nem saber que existia isso, e nos achamos um mapa que mostrava o caminho, mas o acesso era muito complicado, eu ja avisei que iria embora e nao iria com elas, ate porque ja nao estava com pique pra isso e teria que chegar na China o mais rapido possivel, afinal, eu nao estou a passeio.
Os Aindaimes todos daqui sao de Bambu

Resolvi dar mais uma caminhada, mas ja come;cou a perder a graça, voltei pro hotel pra dormir mesmo. ate que despertei as duas da manha e custou pegar no sono, acordei logo as seis da manha daqui e sai de novo para o Cafe da manha, peguei minhas malona, gigante lotada e pesada e corri para o metro, era hora de zarpar para "Mainland China".
O metro de Hong kong é muito bonito, moderno e pra quem conhece o metro da Faria Lima e acha aquilo legal, é porque nao conheceu o daqui.


mesmo assim, é um caos de gente e muita informaçao é em Chines, como eu pedi na informaçoes uma dica pra chegar em Shangza (divisa de Hong Kong com China) o sujeito com paciencia me mostrou a direçao, a fila atras de mim começou a crescer de montao.
Poucos ainda arruscam um kung fu e tai chi no Koolung park em hong kong
depois de uma hora de metro, (em Hong kong tambem tem acento preferencial para idosos e crianças acompanhadas) eu cheguei na imigraçao, carimbo de hong kong pra sair, e carimbo da China na entrada, Para Hong Kong, nós brasileiros nao precisamos de visto, mas para a China sim.
Ja Instalado na China

1 comment:

  1. estou planejando uma viagem pra china pela primeira vez no mes de julho, vounficar uma semana e quero ver uma cidade grande e outra bem pequena e tradicional, vc recomendaria hong kong para comecar?

    ReplyDelete